Home

 

 

 

 

Ambrose Akinmusire
On the Tender Spot of Every Calloused Moment
CD Blue Note 2020

 

 

Ambrose Akinmusire não é apenas o mais impressionante trompetista do planeta, mas ele é também um compositor notável. Como compositor nenhum material lhe está proibido, e ele é possuidor de uma enorme erudição. A sua música não é fácil: ele evoca o Jazz antigo ou o free, mergulha na pop, recorre a ferramentas da música de câmara, traz o blues e o rap da rua e África para as suas composições, o amor, a dor ou a raiva. Mas o que é verdadeiramente singular na música de Akinmusire é a forma transmite emoções e como esclarece o que se poderiam supor as mais abstractas das harmonias; como conta histórias.

Em «On the Tender Spot of Every Calloused Moment», ele regressa à fórmula do quarteto Jazz tradicional (e ao seu quarteto de eleição), mas este dificilmente poderá ser considerado um disco de Jazz tradicional. Angulosa e expressiva, a sua música fala dos amigos desaparecidos (com homenagens a Roscoe Mitchell e Roy Hargrove), do quotidiano urbano negro americano, e que é também afirmação política, orgulho, resistência e esperança. E beleza.

O blues atravessa todo o disco. Não o blues forma musical, mas o blues que esteve sempre presente no Jazz norte-americano, mesmo quando pareceu abandonar a linguagem Jazz (académica) e se radicalizou ou adoptou objectos e instrumentos de outras músicas. O blues, o espírito do blues temperado na rua, na condição negra.

Perturbante, duro e belo, assim é o novo disco de Ambrose Akinmusire.

Ambrose Akinmusire (t, f-r),
Harish Raghavan (ctb),
Justin Brown (bat),
Sam Harris (p, sint)
+
Jesus Diaz (voz, per)
Genevieve Artadi (voz)

(Este texto foi publicado no Jornal de Letras)